SENAR-SP: curso de inseminação artificial de bovinos ajuda melhorar qualidade do leite

A técnica de inseminação artificial é alternativa de baixo custo de investimento

SENAR-SP: curso de inseminação artificial de bovinos ajuda melhorar qualidade do leite

Atendendo ao objetivo de elevar o nível técnico, social e econômico do produtor e trabalhador rural, melhorando sua qualidade de vida, o curso de Inseminação Artificial em Bovinos, do SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo) promove o aprendizado simples e direto das práticas da inseminação artificial em gado de leite e corte.

Esse processo passa por constante evolução e traz vantagens econômicas para a cadeia produtiva dos bovinos, possuindo grande potencial para a utilização nos rebanhos.

Alternativa para os produtores

Em Nuporanga (SP), 15 alunos participaram do curso realizado em parceria com o sindicato rural do município, na última semana de março. Com aulas teóricas e práticas, ministradas no sindicato e no CT Ferradura (propriedade parceira nas ações), os produtores puderam vivenciar e praticar, de forma técnica, o trato com animal e realizar seu manejo, aprimorando-o dia após dia.

“Essa capacitação é resultado de uma crescente demanda na área de Formação Profissional na linha da pecuária no município, onde os participantes sempre estão em busca de informações e novas técnicas”, destaca Tiago Stabile, coordenador do SENAR-SP em Nuporanga. “O curso se destaca por atender a integração entre homem e manejo animal no dia da lida rural. Por isso, saber como controlar e executar os manejos de forma correta e eficaz são medidas fundamentais para o sucesso profissional e excelentes resultados na pecuária de maneira geral”.

Diante do preço do arroba do boi, que bate recordes no mercado, a inseminação artificial se faz opção para quem deseja melhorar a qualidade do rebanho. A técnica se mostra viável até aos pequenos produtores por conta do baixo custo de investimento e, além disso, o melhoramento genético traz benefícios como o aumento da produção de carne e leite, sem precisar investir em uma alta quantia com reprodutores.

“O conhecimento técnico, quando bem aplicado na prática, é a chave do sucesso profissional em todos os setores. O nosso principal objetivo é capacitar cada vez mais nossos alunos”, explica Stabile. “A meu ver, o aprendizado é importante para a construção de um futuro de sucesso, e os participantes que conhecem nosso trabalho em parceria com o SENAR-SP tendem a querer realizar outros cursos e buscar conhecer novos títulos. Os conhecimentos aqui adquiridos serão com certeza serão muito utilizados na vida dos participantes”, finaliza.

Para o coordenador, a realização de treinamentos do SENAR-SP pode ser a motivação para o produtor e trabalhador rural estar constantemente se capacitando e buscando atualização.

Para saber sobre a disponibilidade do curso, consulte o sindicato rural de sua região.

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo