Geada atingiu lavouras de hortaliças do cinturão verde

Os produtores rurais de Mogi das Cruzes foram surpreendidos por uma das madrugadas mais geladas, registrando 4 ºC

WhatsApp Image 2020-05-27 at 08.57.30

A queda da temperatura durante a madrugada desta quarta-feira, dia 27, provocou geadas em alguns pontos do estado de São Paulo. Em Mogi das Cruzes, onde fica o cinturão verde do estado, a temperatura mínima registrada foi de 4 graus entre 4h e 6h30, segundo a Somar Meteorologia. Produtores rurais da região foram afetados e alguns até já calculam perdas.

O agricultor Mário Pereira, tem um pouco mais de 1 hectare de área plantada, com alface e cebolinha, acredita que toda produção será perdida.”É cedo ainda para calcular as perdas, mas mesmo que venha sol agora a tarde e derreta o gelo das folhas, a qualidade da hortaliça fica bem inferior.” Segundo ele, os próximos dias também serão de muito frio, então a situação deve piorar.  Mário faz parte de uma cooperativa de 400 agricultores, que juntos produzem 800 hectares de hortaliças da região de Mogi das Cruzes.

Registro dos produtores rurais de Mogi das Cruzes

A situação de Fernanda Vieira, é um pouco melhor. Ela produz três variedades de couve e, segundo ela, as folhas são mais firmes então é possível recuperar assim que o gelo derreter. “No momento não vejo perdas, mas acordamos aqui com tudo branquinho de gelo e como trabalhamos a céu aberto, vivemos um dia de cada vez.”  Com a previsão de mais geada para os próximos dias, ela diz que não há como se precaver, mas que deixar a planta o mais saudável possível é uma forma de deixá-la mais resistente. Fernanda disse que o consumo de couve nessa época de frio aumenta. “Graças a Deus eu não tive perdas e devido às baixas temperaturas, espero que haja um aumento de procura dessas variedades.”

Fernanda Vieira também produz salsinha

Notícias Relacionadas:

Produtores buscam capacitação para diversificar turismo rural em Ubatuba

Em Dia de Campo Seguro, agricultores revelaram interesse em cursos de profissionalização em artesanato e gastronomia

Vacinação de bovinos e bubalinos contra febre aftosa

Campanha de vacinação contra febre aftosa começa em 1º de novembro

Devem ser vacinados bovinos e bubalinos com idades entre 0 e 24 meses

Parreiras em Itobi são opção de turismo rural

Sebrae-SP dá dicas para produtor arrecadar com turismo rural

Em Itobi (SP), Dia de Campo Seguro mostrou opções de atividades para produtor aumentar a renda de sua propriedade com turismo rural