Ruralidade e tecnologia são aspectos importantes para retomada do turismo

Em Ubatuba, Dia de Campo Seguro discutiu oportunidades e novidades para quem deseja investir em turismo rural

Cenário ruralidade

“Quando falamos em turismo rural, o que mais importa é realmente o espírito rural, ter um olhar clínico sobre o que o produtor tem. Às vezes, quando a pessoa cresce, vive naquele lugar, ela não enxerga o quanto o lugar oferece para os turistas. A fauna e a flora são coisas que os turistas procuram, porque eles não veem aquilo todos os dias”. A afirmação é do instrutor do SENAR-SP Alexandre Gomes, em palestra na edição de Ubatuba do projeto Família Nação Agro. Segundo Gomes, “é preciso ampliar o olhar sobre os recursos”.

Outro ponto de destaque de sua palestra foi a tecnologia. “As pessoas entendem por tecnologia tudo aquilo que é eletrônico, mas não é tudo. É também o processo que visa modernizar e melhorar seus negócios. No entanto, quando se trata de turismo rural é preciso preservar a essência da ruralidade. Se deixa de ter poeira, por exemplo, deixa de ser rural. É preciso manter-se na tradição rural. As flores, os bichos, o chão de terra, tudo isso agrega valor ao turismo rural”.

Na segunda palestra do evento do projeto Família Nação Agro, em Ubatuba, Aline Delmanto, Gestora Estadual de Turismo do Sebrae, falou sobre o “turismo rural como oportunidade de negócio”. Segundo ela, essa modalidade é cada vez maior e entrega muitos benefícios para quem recebe e para os turistas. “O turismo rural é um conjunto de características que fazem as pessoas saírem das cidades e viajarem para os meios rurais. Isso tem crescido e gera muitos benefícios. Para os produtores, que recebem as visitas, é uma nova fonte de renda, além de resgatar e valorizar a cultura e ajudar no desenvolvimento local. Para os turistas, desenvolve a consciência sustentável e diversifica os polos turísticos”.

O presidente do Sindicato Rural de Taubaté, Mauro Medeiros, ressaltou a importância de Ubatuba como centro de turismo. “Nossa intenção é trazer capacitação para auxiliar no progresso da agricultura da região. O turismo rural é um negócio de grande potencial na região”. “Manter a essência da ruralidade é primordial no Turismo Rural”, destaca especialista no Dia de Campo Seguro, em Ubatuba.

Abaixo, assista ao evento na íntegra:

Projeto Família Nação Agro é uma iniciativa do Sistema FAESP/SENAR-SP para capacitar, promover e incentivar o produtor rural do estado de São Paulo.

Por Texto Assessoria

Notícias Relacionadas:

Tudo que você precisa saber para fazer o Cadastro Ambiental Rural

Tudo que você precisa saber para fazer o Cadastro Ambiental Rural

Registro é obrigatório aos imóveis rurais, assentamentos de reforma agrária e áreas de povos indígenas

Clima e fungo prejudicam produção de caqui em Mogi das Cruzes

Clima e fungo prejudicam produção de caqui em Mogi das Cruzes

Segundo a secretaria de Agricultura do município, seus 916 hectares irão produzir 36 mil toneladas do fruto, 10% a menos que a

Conheça as melhores raças de bovinos para produção de leite no Brasil

Conheça as 5 melhores raças de bovinos para produção de leite no Brasil

Na bovinocultura de leite, o homem do campo precisa extrair o máximo de seu rebanho com números cada vez mais reduzidos de