Produtos regionais podem ganhar mais espaço no mercado pós-pandemia

Agregação de valor ao produto agropecuário e os benefícios do certificado da identidade geográfica podem ajudar nas vendas pós-pandemia

horta urbana orgânica

A realidade mostra as dificuldades enfrentadas na crise. Porém, produtores da agricultura familiar podem ganhar um espaço maior no mercado pós-pandemia.

Com os restaurantes e bares fechados e a distribuição de merenda escolar paralisada, devido as aulas suspensas, o escoamento de produção foi prejudicado.

Contudo, algumas ferramentas podem ajudar a agregar valor aos produtos e aumentar as vendas.

Uma dessas soluções é o certificado de identidade geográfica, que traz diversos benefícios para a região produtora.

Durante o Dia de Campo Seguro, realizado em Taubaté (SP), o assunto foi tema de uma das palestras, ministrada pela consultora do Sebrae, Júlia Guaragna.

 

Como agregar valor ao produto agropecuário pós-pandemia?

 

Por último, a agregação de valor ao produto agropecuário também foi tema entre produtores e os palestrantes, Haley Silva, diretor técnico da coordenadoria de desenvolvimento sustentável de Pindamonhangaba (SP) e o consultor de negócios, Gustavo Zapata.

Definitivamente, os palestrantes concordaram com a tese de que os produtos regionais serão cada vez mais valorizados pós-pandemia.

Igualmente, outro ponto de concordância, foi a importância da qualidade e processo de produção e comercialização seguros.

Por outro lado, quando comparado com a legislação e normas sanitárias para produtos de origem animal dos países vizinhos, o regramento brasileiro é complexo e burocrático.

Por fim, assista todas as palestras na íntegra do Dia de Campo Seguro, realizado Recinto de Exposições de Taubaté com parceria com o Senar de São Paulo.

Notícias Relacionadas:

Terra marrom arada vista de cima

FAESP faz curso para declaração de ITR; prazo vai até 30/09

Curso técnico prepara produtores e sindicatos rurais para cumprirem as normas do processo de preenchimento da declaração de ITR

Mercado do café e turismo rural foram temas da Família Nação Agro

Nesta semana, Família Nação Agro desembarcou em Caconde e Itu para levar informação ao produtor rural e ouvir suas necessidades

Auditório no sindicato rural de Itu

Cursos do SENAR-SP preparam produtores de Itu para retomada do turismo

Itu (SP) é um destino popular para o turismo tradicional, assim como rural. Porém, com a pandemia, o setor tem sido prejudicado