Conheça os benefícios da aplicação de rochagem na agricultura

Dia de Campo Seguro em Bernardino de Campos apresentou palestra sobre aplicação de pó de rocha em terras para cultivo

Terra marrom, grama e rochagem

A rochagem é uma prática que objetiva recuperar a fertilidade do solo por meio da utilização de pó de rocha. A técnica se faz uma opção mais barata para se melhorar a produtividade de terrenos pobres e lixiviados, o que consequentemente pode elevar os lucros da propriedade rural.

Mas, você já conhece essa prática? Sabia que ela é usada há muito tempo na agricultura?

Historicamente, a aplicação da rochagem era usada para rejuvenescer solos, diminuir a ação dos agentes contaminantes e tornar a agricultura rentável e sustentável, mantendo o equilíbrio entre a relação do solo, plantas e o homem.

Principais benefícios da rochagem

Em palestra no Dia de Campo Seguro nesta quinta-feira, 15, em Bernardino de Campos, o técnico agrícola Jairo Clemente listou os principais benefícios trazidos pelo pó de rocha. De acordo com ele, a rochagem oferece uma combinação de nutrientes para a terra e trabalha na reestruturação do solo.

Além disso, o recurso promove aumento da capacidade de troca de cátions e ânions, aprimorando a condição nutricional do solo. Outra vantagem propiciada pela aplicação de rochagem é o aumento dos teores de nutrientes do solo e alta na eficiência no uso dos nutrientes no solo.

Para ver as dicas completas, assista à palestra no vídeo abaixo:

O projeto Família Nação Agro é uma iniciativa do Sistema FAESP/SENAR-SP para capacitar, promover e incentivar o produtor rural do estado de São Paulo

Notícias Relacionadas:

Pousada ao pôr-do-sol com árvores é opção para turismo rural

Inovação ajuda na retomada de turismo rural em São Paulo

Demanda por turismo rural deve aumentar com a flexibilização das atividades no estado

Preço da batata sobe

Falta de chuva faz preço da batata subir 76% em outubro

Cepea/Esalq prevê manutenção da valorização dos preços nos próximos meses devido ao “adiantamento da colheita” e baixo volume de chuva

Família Nação Agro explora mercado de cogumelos, apicultura e turismo rural

Durante a semana, projeto do SENAR-SP visitou os municípios de Sorocaba e Ubatuba