Conheça os 5 pontos do seu maquinário agrícola que precisam de manutenção

Em Dia de Campo Seguro, o engenheiro Aldir Marques deu dicas sobre os pontos que mais precisam de atenção no maquinário agrícola

Trator verde, com rodas pretas em frente a campo verde

Hoje em dia, a manutenção do maquinário agrícola corresponde a cerca 65% dos custos de uma lavoura envolve sistemas mecanizados. Entretanto, o homem do campo pode reduzir estes gastos ao fazer o acompanhamento preditivo e preventivo, em vez buscar pela manutenção corretiva, isto é, aquela após a manifestação de um problema e, portanto, mais custosa em tempo e dinheiro.

Para mostrar quais pontos merecem sua atenção, o engenheiro agrônomo Aldir Marques ministrou uma palestra no Dia de Campo Seguro nesta quinta-feira, 8, em Manduri (SP). Em sua apresentação, Marques também falou sobre o histórico do uso de ferramentas mecânicas no meio rural, bem como o surgimento de novas tecnologias na atualidade.

Abaixo, confira as dicas do engenheiro para fazer a manutenção de maquinário agrícola:

Sistema de combustível

Segundo o especialista, uma dica é reabastecer o trator após o dia de trabalho, pois este processo evita a condensação de vapor no tanque, que costuma acontecer à noite. Além disso, no mínimo semanalmente, é necessário fazer a limpeza dos decantadores e separadores de água na linha de combustível.

Sistema de alimentação

O motor a diesel precisa de ar limpo para fazer o processo de combustão. Por isso, periodicamente, é preciso fazer a higiene e verificação do elemento externo deste sistema. Também é importante que se acompanhe o tempo de vida útil da parte interna da engrenagem, para que seja trocada.

Pneus

O engenheiro alerta sobre a necessidade de se fazer o controle diária da pressão interna dos pneus. Segundo Marques, você deve considerar as condições de carga aplicadas e o tipo de atividade a ser desenvolvida pelo maquinário. Assim, será possível identificar o desgaste sofrido.

Sistema de radiador

Além de conferir o nível de água e aditivo regularmente, o palestrante oriente que seja feita a limpeza da parte externa, que pode acumular sujeira como palha. Afinal, se a entrada de ar for prejudicada, a sistema deixa de funcionar corretamente.

Sistema de lubrificação

O nível do óleo precisa ser checado todos os dias, principalmente depois de rotinas extensas de trabalho. Para fazer a verificação, certifique-se de que o trator está em terreno plano, indica Marques. Para sua segurança, desligue o moto pelo menos 10min antes da checagem. Dessa forma, você garante o bom funcionamento do veículo sem correr riscos.

A seguir, assista à palestra completa:

O projeto Família Nação Agro é uma ação do Sistema FAESP/SENAR-SP para capacitar, promover e incentivar o produtor rural do estado de São Paulo.

Notícias Relacionadas:

Cavalo pardo para doma racional

Em Nuporanga, evento debate bem-estar animal na doma racional

Iniciativa do SENAR-SP, Dia de Campo Seguro será transmitido pelo Youtube do Canal Rural na sexta-feira (30/10), às 14 horas

La Niña demanda atenção dos produtores de frutíferas de clima temperado

Boletim da Seapdr traz prognóstico climático a recomendações fitotécnicas para vinhedos e pomares até dezembro

O universo dos fungos e a apicultura foram temas do Dia de Campo Seguro em Sorocaba

Empresário rural Iwao Akamatsu conta que 70 mil dos mais de 1,5 milhão de fungos foram estudados. Porém, há muito potencial a