Apicultura: locação de colmeias pode triplicar renda anual

Locação de colmeias e polinização com abelhas foram um dos temas no Dia de Campo Seguro, em Tremembé, no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo

locação colmeias

Que tal usar as abelhas para melhorar a atividade na apicultura? Nesse sentido, experimentos mostram aumento na produtividade em grãos e frutas entre 10% e 30%.

Locação de colmeias é fonte de renda para apicultores

Com a locação das colmeias o apicultor pode dobrar ou até triplicar a renda anual, dependendo do número de colmeias em atividade.

Apicultura foi assunto no Dia de Campo Seguro

A polinização com abelhas foi um dos temas no Dia de Campo Seguro, que aconteceu em Tremembé, no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo. O evento é realizado pelo Canal Rural e Senar SP.

Assim também, outro tema discutido foi a organização dos apicultores a partir da construção de associação e cooperativa.

Nesse sentido, em função das caraterísticas da maioria dos produtores de mel, que são pequenos produtores com produção limitada, através da união é possível fazer venda em conjunto, negociando melhores preços para o mel, própolis, pólen e polinização.

Além disso, outra vantagem da união é a compra conjunta de insumos, máquinas e equipamentos.

Os palestrantes foram especialistas da área. O empresário, Carlos Pamplona. fez a apresentação sobre polinização. Já o consultor do Sebrae SP, Guilherme Campos, falou sobre associativismo e cooperativismo.

Por fim, assista as palestras na íntegra:

Notícias Relacionadas:

La Niña demanda atenção dos produtores de frutíferas de clima temperado

Boletim da Seapdr traz prognóstico climático a recomendações fitotécnicas para vinhedos e pomares até dezembro

O universo dos fungos e a apicultura foram temas do Dia de Campo Seguro em Sorocaba

Empresário rural Iwao Akamatsu conta que 70 mil dos mais de 1,5 milhão de fungos foram estudados. Porém, há muito potencial a

Acordo entre Sindicafé-SP e Abics pretende estimular consumo de solúvel

Com a iniciativa inédita, produção de café solúvel estima um crescimento de 5% ao ano