Apicultura: locação de colmeias pode triplicar renda anual

Locação de colmeias e polinização com abelhas foram um dos temas no Dia de Campo Seguro, em Tremembé, no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo

locação colmeias

Que tal usar as abelhas para melhorar a atividade na apicultura? Nesse sentido, experimentos mostram aumento na produtividade em grãos e frutas entre 10% e 30%.

Locação de colmeias é fonte de renda para apicultores

Com a locação das colmeias o apicultor pode dobrar ou até triplicar a renda anual, dependendo do número de colmeias em atividade.

Apicultura foi assunto no Dia de Campo Seguro

A polinização com abelhas foi um dos temas no Dia de Campo Seguro, que aconteceu em Tremembé, no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo. O evento é realizado pelo Canal Rural e Senar SP.

Assim também, outro tema discutido foi a organização dos apicultores a partir da construção de associação e cooperativa.

Nesse sentido, em função das caraterísticas da maioria dos produtores de mel, que são pequenos produtores com produção limitada, através da união é possível fazer venda em conjunto, negociando melhores preços para o mel, própolis, pólen e polinização.

Além disso, outra vantagem da união é a compra conjunta de insumos, máquinas e equipamentos.

Os palestrantes foram especialistas da área. O empresário, Carlos Pamplona. fez a apresentação sobre polinização. Já o consultor do Sebrae SP, Guilherme Campos, falou sobre associativismo e cooperativismo.

Por fim, assista as palestras na íntegra:

Notícias Relacionadas:

Sistema FAESP/SENAR-SP faz testagem para Covid-19 em 300 mil produtores rurais

Sistema FAESP/SENAR-SP faz testagem para Covid-19 em 300 mil produtores rurais

A iniciativa conta com o apoio da Fio Cruz, além de sindicatos rurais, universidades e demais entidades do estado

Cobrança de ICMS no leite pasteurizado em São Paulo deve afetar 6 mil produtores

Cobrança de ICMS no leite pasteurizado em São Paulo deve afetar 6 mil produtores

Medida contestada pelos pecuaristas pode causar alta nos custos da produção e, como consequência, impactar nos preços para o consumidor