Agronegócio demonstra potencial para crescimento sustentável

Agricultura do Brasil se apoia em equilíbrio entre potencial produtivo e preservação ambiental para atender crescente demanda por alimentos

agricultura-crescimento-sustentavel

O crescimento sustentável é um dos grandes objetivos do agronegócio.

Responsável pelo abastecimento nacional e de muitos outros países que importam do Brasil, a agricultura representa 21,4% do PIB brasileiro, em dados de 2019.

Porém, para seguir rentável e produtivo, o setor tem precisado se reinventar para manter suas atividades com menor utilização de terreno e recursos.

Em Dia de Campo Seguro, o engenheiro agrônomo José Luís Coelho falou sobre as tendências e desafios do agronegócio para os próximos 50 anos.

Coelho ressaltou que respeitando todas áreas de preservação ambiental, o Brasil possui 550 milhões de hectares agricultáveis.

Isto é, área que corresponde a 32 países da Europa.

No entanto, este potencial produtivo precisará ser colocado em prática por conta do aumento das demandas mundiais.

Afinal, segundo projeções da FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura), em 2050 o planeta terá 9,5 bilhões de pessoas, ou seja, 1,7 bilhão de pessoas a mais do que hoje.

Para atender essa necessidade crescente, o mundo precisará aumentar a produção de alimentos em 70%.

“Só que quando a gente fala de mundo, a maior parte dos países não tem mais onde se faz agricultura não tem mais para onde crescer”, afirma Coelho.

Segundo o especialista, nações com dimensões menores do que o Brasil já não possuem mais território e recursos hídricos para serem explorados.

O que, basicamente, eleva a responsabilidade do agro brasileiros em suprir a demanda internacional.

Conforme o agrônomo, os EUA preservam 20% de suas vegetações nativas, o Brasil se tornou uma potência tendo 66% de áreas protegidas.

Assista à palestra completa logo abaixo:

Vale lembrar que o Dia de Campo faz parte do Família Nação Agro, projeto do Sistema FAESP/SENAR-SP para capacitar, promover e incentivar o produtor rural do estado de São Paulo.

Notícias Relacionadas:

Terra marrom arada vista de cima

FAESP faz curso para declaração de ITR; prazo vai até 30/09

Curso técnico prepara produtores e sindicatos rurais para cumprirem as normas do processo de preenchimento da declaração de ITR

Mercado do café e turismo rural foram temas da Família Nação Agro

Nesta semana, Família Nação Agro desembarcou em Caconde e Itu para levar informação ao produtor rural e ouvir suas necessidades

Auditório no sindicato rural de Itu

Cursos do SENAR-SP preparam produtores de Itu para retomada do turismo

Itu (SP) é um destino popular para o turismo tradicional, assim como rural. Porém, com a pandemia, o setor tem sido prejudicado