Curso de apicultura do SENAR-SP garante renda extra a produtores rurais

Com várias opções de produtos à disposição, a apicultura torna-se uma atividade cada vez mais atrativa

Curso de apicultura do SENAR-SP garante renda extra a produtores rurais

A apicultura consiste na exploração comercial das abelhas para a produção de mel, pólen, geleia real e própolis. Cada vez mais difundida em todo o país, a atividade é incentivada pelo SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo), que disponibiliza um curso para ensinar ao produtor do manejo do apiário à comercialização.

Em Pindamonhangaba (SP), o programa de aprendizado foi conduzido durante 5 meses e em 6 módulos, período no qual os participantes puderam conhecer sobre o uso de equipamentos de proteção, controle de pragas e doenças, inimigos naturais, instalação do apiário, coleta, centrifugação e comércio de produtos.

Atendendo aos protocolos de saúde, o curso aconteceu no sítio Linense e foi ministrado por Celso Ribeiro Cavalcante de Souza, instrutor do Sebrae, produtor e que trabalha com apicultura há 40 anos. “O mel é somente um dos produtos que a abelha produz e, talvez, hoje seja até um subproduto, perto de tudo que podemos produzir como pólen, própolis, geleia real, vinho de mel, cachaça de mel”, explicou.

Com tantos produtos à disposição, a apicultura chega como opção aos produtores rurais para o aumento de renda na propriedade. Paulo Almeida foi um dos alunos e seu pai é morador de um assentamento no bairro do Macuco, em Pindamonhangaba. “Estou fazendo o curso para ajudar meu pai a implantar lá no assentamento. Duas pessoas de lá fizeram o curso e já estão trabalhando com o produto. Então nos animamos para produzir em larga escala”.

Com manejo e aplicação de técnicas corretas, o produtor consegue produzir mais e melhor. “O conhecimento técnico é muito importante para desvendar alguns mitos referentes à biologia da abelha”, conclui Almeida.

Para saber sobre a disponibilidade do curso e turmas, consulte o sindicato rural de seu município.

Notícias Relacionadas:

Curso de bordado do SENAR-SP atrai novos associados a sindicatos rurais

Curso de bordado do SENAR-SP atrai novos associados a sindicatos rurais

Disponível em todo o estado de São Paulo, curso propicia geração de renda e resgate cultural através da arte

Lavoura de algodão continua competitiva em algumas regiões de São Paulo

Lavoura de algodão continua competitiva em diversas regiões de São Paulo

Cultura ocupa cerca de 1,3 milhão de hectares em todo o Brasil

Curso de lã de ovelhas do SENAR-SP gera renda extra a produtoras rurais

Curso de lã de ovelhas do SENAR-SP gera renda extra a produtoras rurais

O curso abrange aspectos históricos da atividade, beneficiamento da matéria-prima e confecção de artefatos utilitários e decorativos